O que é a Dermatite de contato?

 

 

Se você nunca teve, certamente já viu alguém que se queixou de coceira seguida de vermelhidão na pele, causada, por exemplo, por algum acessório ou produto que desencadeou um processo inflamatório. Esse quadro é classificado como dermatite de contato ou eczema de contato. Quando ocorre o atrito da pele com alguma substância ou objeto que provoca uma reação adversa, surgem erupções cutâneas, vermelhidão e coceira.

Essa sensibilidade a um determinado componente pode estar relacionada ao sistema imunológico do paciente ou a alguma substância que já possui pré-disposição para causar problemas em qualquer tipo de pele, logo, não é necessário que a pessoa tenha alergia à substância para ter uma dermatite.

Apesar de não possuir grandes riscos à saúde nem se espalhar para outras áreas ou órgãos do corpo, a dermatite de contato deve ser tratada logo e de forma adequada, pois, além de ser desconfortável, pode complicar com uma infecção bacteriana. Os sintomas costumam durar em torno de alguns dias a semanas.

Tipos

A dermatite de contato pode ser classificada em 3 categorias:

Alérgica

Alguns produtos como esmaltes, cremes e perfumes podem causar uma reação de defesa do organismo em algumas pessoas.

Irritativa

Ao contrário da dermatite de contato alérgica, que é ocasionada de forma individual, a irritativa acontece porque a substância pode ser danosa à pele de qualquer pessoa que a utilizar. Por exemplo, substâncias ácidas, alcalinas e corrosivas, como o detergente e solvente. É o tipo mais comum de dermatite.

Fotocontato

Esse tipo de dermatite é mais incomum e aparece quando a substância química presente no produto que está na pele é exposto ao sol e aos raios ultravioletas. Por exemplo, perfumes que contém ingredientes cítricos na sua composição. A dermatite de contato pode ser adquirida não apenas em ambientes domésticos, mas através de práticas e tarefas realizadas no ambiente de trabalho. Algumas plantas também podem provocar essas inflamações.

Sintomas

Ao notar que a pele possivelmente está com uma dermatite de contato, é necessário, antes de tudo, higienizar a área afetada com água corrente para remover qualquer vestígio do agente causador da inflamação. Podem ser utilizadas compressas frias e evitar coçar o local. Evite também soluções milagrosas, pois além de muitas não possuírem comprovação científica, podem agravar o quadro. É importante buscar um médico especializado, como um dermatologista, que irá indicar o tratamento mais adequado e evitar possíveis complicações. Jamais se automedique ou interrompa o uso substituindo o medicamento sem antes consultar um médico.

Dependendo do tipo de dermatite e do agente causador, os sintomas podem variar, provocando ardor e queimação ou intensa coceira, seguida de vermelhidão. Os sinais mais comuns de que uma pessoa pode estar com uma dermatite de contato são: erupções cutâneas, vermelhidão, coceira, bolhas, inchaço e queimação.

Tratamentos

A melhor forma de se prevenir de uma dermatite de contato é evitando substâncias ácidas e alergênicas e mantendo sempre a pele hidratada ingerindo muito líquido.

Estamos à disposição para explicar e orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. Nos vemos no consultório.

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

04/06/2019