Tratamentos para melhorar a cicatriz da cesariana

 

Foto: Reprodução

 

A gravidez é um momento de muitas transformações no corpo de uma mulher. Quando o parto é através da cesariana, a expectativa é de que a cicatriz se torne apenas uma linha fina e discreta, mas nem sempre é o que acontece. Cada mulher é única, por isso, o resultado final da cicatriz dependerá do funcionamento do seu organismo, mas o pós-cirúrgico e fatores genéticos também terão forte influência. Se não ocorrer uma boa evolução dessa marca, ela pode vir a se tornar um queloide, escurecer ou se tornar uma cicatriz hipertrófica que se forma quando há um crescimento a mais de pele tornando-a elevada, porém sem ultrapassar as bordas da cicatriz.

Tratamentos

Realizando alguns tratamentos terapêuticos, é possível atenuar o aspecto dessas marcas. Entre os que podem ser indicados pelo médico dermatologista, estão:
Luz Pulsada Intensa: é indicada principalmente para as cicatrizes hipertróficas, amenizando a consistência da cicatriz, a inflamação e, ao reduzir o calibre dos vasos sanguíneos, melhora o aspecto de vermelhidão;
Laser Ablativo Fracionado: esse laser irá agir através dos microfeixes de luz que penetram pontos profundos da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando o aspecto da cicatriz. É um tratamento bem indicado para cicatrizes queloidianas;
Microinfusão de medicamentos na pele (MMP): através de um aparelho com microagulhas, é injetado na derme medicações diretamente no local que necessita, como a bleomicina que irá uniformizar a textura da pele promovendo uma melhora significativa.

Os tratamentos possuem rápida recuperação e a paciente poderá retornar às suas atividades normais no mesmo dia. Eles também podem ser combinados a outros procedimentos como o laser não ablativo e a toxina botulínica para potencializar os resultados.

Cuidados

As mamães também podem se prevenir de possíveis complicações na cicatriz como infecções e formação de queloides, além de evitar que a aparência final fique prejudicada, respeitando o pós-cirúrgico, mantendo repouso absoluto e mantendo uma alimentação equilibrada. Tiras de micropore ou silicone também podem auxiliar no processo de cicatrização.

Qualquer procedimento deverá ser realizado com um dermatologista especializado que irá indicar o melhor protocolo de atendimento e repassar as contraindicações, se houver.

Compartilhe essa informação nas suas redes sociais!

Estamos à disposição para explicar e orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. Nos vemos no consultório.

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

31/05/2019