Quando procurar um tratamento dermatológico para os seus cabelos?

 

Foto: Tratamento Capilar / Unità Centro Médico

 

Ter um cabelo sadio e forte é o que todos queremos, mas podemos ser surpreendidos com a queda de cabelo e a dificuldade de crescimento. Perder fios diariamente é natural, mas quando há queda excessiva, é aconselhável procurar um tratamento adequado para minimizar a situação.

As causas da queda de cabelo são inúmeras, podendo ocorrer no pós-parto ou pós-cirurgia, quando há deficiência de ferro e de nutrientes, estresse, menopausa, alterações hormonais, determinadas medicações, envelhecimento ou simplesmente agressões químicas.

Também pode ocorrer simplesmente por conta da alopecia androgenética (calvície), acometendo tanto homens quanto mulheres, que é desencadeada por fatores genéticos e hormonais. Nos homens, essa calvície tende a se concentrar no topo da cabeça, enquanto que nas mulheres é mais difusa.

O diagnóstico da causa real da queda de cabelo será investigado por um dermatologista especializado, que irá avaliar cada caso de acordo as características dos fios.

No entanto, é comum ficar em dúvida se a queda é algo natural ou se está além do normal. Se você acorda de manhã e vê muitos fios no travesseiro, ou se nota uma certa rarefação no couro cabeludo, dificuldade de crescimento e perda de volume, talvez seja hora de consultar um dermatologista para iniciar um tratamento. Quanto mais cedo houver um diagnóstico, maiores são as chances de recuperação dos fios.

Após o diagnóstico, diferentes tratamentos podem ser indicados, como medicações tópicas e/ou orais para estimular o crescimento e evitar a queda, como lasers, microagulhamento robótico capilar, luz vermelha, mesoterapia capilar e microinfusão de medicamentos.

Procure evitar tratamentos caseiros, pois não possuem eficácia comprovada e podem agravar o quadro. Já os complexos vitamínicos podem auxiliar no crescimento do cabelo por certo período, mas sem um diagnóstico adequado, a queda pode retornar. O Ideal é evitar a automedicação e proteger a sua saúde. O seu dermatologista também poderá indicar shampoos e dermocosméticos adequados ao seu tipo de cabelo.

Cabelos fracos, com queda e quebradiços podem ser evitados com uma alimentação equilibrada e que suprem a deficiência de ferro e vitaminas como por exemplo: óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, verduras, nozes e cenoura.

Lavar sempre o cabelo com água quente também pode acarretar numa oleosidade que deixará o cabelo mais ralo com o tempo.

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida sobre tratamentos capilares? Deixe sua mensagem!

Estamos à disposição para explicar e orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. Nos vemos no consultório.

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

23/04/2019