Problemas com suas orelhas?

 

As orelhas podem ser grandes vilãs para quem se sente incomodado com um tamanho mais proeminente ou alguma deformidade nessa parte do corpo. Este tipo de situação é bastante comum e pode ser uma causa de sofrimento psicológico em adultos e crianças. As orelhas de abano geralmente são de causa hereditária e ocorrem por inexistência de dobras internas na orelha.

Pessoas com esse tipo de insatisfação podem aderir à otoplastia, uma cirurgia plástica para as orelhas que é feita de maneira rápida.

A otoplastia refaz a anatomia da orelha, através de pontos para reposicionar ou diminuir a orelha. Ela consiste numa cirurgia de reparação ou estética que tem seu nível determinado pelo grau de incômodo do paciente ou pela quantidade de deformidades na anatomia da orelha em questão. O procedimento é classificado como reparador, quando tem o objetivo de corrigir qualquer má formação ou problema causado por algum traumatismo, e estético, corrigindo a forma ou volume, como as orelhas mais proeminentes, popularmente chamadas de “orelhas de abano”.

Essa modalidade de cirurgia plástica é mais rápida. O tipo de anestesia mais utilizado é local com sedação e em alguns casos o procedimento pode envolver a retirada de cartilagem para a redução do tamanho da orelha. Se houver infecção no ouvido a otoplastia pode ser contraindicada devido à proximidade entre as regiões.

Período pós-operatório

Por se tratar de um procedimento numa área mais sensível, é indicada a internação do paciente por tempo médio de oito a doze horas. Para casos mais simples, o retorno às atividades normais pode ser feito em cerca de três dias, já em casos mais complexos, indica-se a espera de uma semana.

A mastigação também deve ser evitada, pois o movimento de mandíbulas pode gerar incômodo nas orelhas. Dores leves e moderadas são normais após a cirurgia e facilmente contidas com os analgésicos receitados.
O procedimento otoplástico é realizado na parte de trás da orelha, o que torna a cicatriz quase imperceptível. O resultado fica visível logo ao final da operação, mas a aparência permanente só é estabelecida entre os dois primeiros meses após a cirurgia, por conta do inchaço provocado nos primeiros dias.

Esse texto foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

25/06/2019