O que o tamanho do seu queixo diz sobre você | Procedimentos indicados para o aumento do queixo

 

Foto: Noel Rosa / Divulgação

 

Você sabia que a percepção das outras pessoas sobre você é fortemente influenciada pelo tamanho do seu queixo?

O músico carioca Noel Rosa (1910-1937) tinha uma fisionomia muito particular – chamava a atenção o queixo pequeno e ‘para dentro’, motivo pelo qual evitava comer em público. Apesar de sua inteligência e talento primorosos, vivia muitas limitações sociais por este motivo.

“O tamanho do mento (termo técnico para ‘queixo’) é uma das primeiras impressões observadas quando olhamos para uma face humana, mesmo sem nos dar conta”, explica o Cirurgião Plástico Dr. Antônio de Deus, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um queixo retraído sugere uma pessoa tímida, introvertida e, algumas vezes, submissa. Por outro lado, um queixo mais proeminente e adequado às proporções faciais pode transmitir a ideia de confiança, empatia e convicção.

“Importante observar que estas são percepções gerais do inconsciente coletivo e não necessariamente representam características da personalidade daquele indivíduo.”, ressalta o cirurgião.

Seja através de procedimentos não cirúrgicos (feitos com preenchedores) ou de mentoplastia (cirurgia feita com implantes permanentes ou com avanço do osso), é possível corrigir inadequações e tornar seu rosto mais compatível com quem você é de verdade.

Conheça algumas opções para melhorar o contorno do queixo.

Preenchedores Biocompatíveis

Para quem deseja realizar o aumento do queixo mas não quer se submeter a procedimentos cirúrgicos, é possível optar por preenchimento com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio. O efeito destes materiais dura cerca de 12 a 18 meses. A aplicação dura em torno de 45 minutos e pode ser feita com anestesia local e rápido retorno às atividades.

Próteses de silicone

Em uma cirurgia chamada ‘mentoplastia de aumento’, utilizam-se próteses de silicone para melhor adequação de formato e volume. Em alguns casos, esta cirurgia é feita em conjunto com outras cirurgias, como a rinoplastia e Lifiting facial.

Implantes de Polímero

A Mentoplastia de aumento também pode ser realizada com implantes de polímeros biocompatíveis, materiais que são fixos ao osso existente e permitem a integração de um novo tecido ósseo ao queixo.

Mentoplastia de avanço

Alternativamente, é possível realizar um ‘avanço de um segmento de mento. Este é fixado por placas e parafusos cirúrgicos. O procedimento normalmente é feito com anestesia geral e dura em torno de 02 horas.

Se você se encaixa nessas características, esses procedimentos podem servir para o seu caso. Procure um cirurgião plástico da sua confiança e verifique se o mesmo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Gostou das indicações de procedimentos? Compartilhe o texto nas mídias sociais!

Restou alguma dúvida? Estamos à disposição para explicar e orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. Nos vemos no consultório.

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

16/04/2019