Jean Calment e seus segredos de longevidade

Foto: Reprodução

 

A francesa Jean Louise Calment, mais conhecida como Madame Calment, foi uma mulher que bateu o recorde de longevidade, com 122 anos e 164 dias de vida. Seu caso foi registrado no Livro Guinness dos Recordes em 1988. Nasceu em Orly, uma região próxima de Paris, chegou a conhecer o famoso pintor Vincent Van Gogh ao vender a ele uma caixa de lápis de cores e viu a construção da Torre Eiffel. Aos 21 anos, casou-se com seu primo de segundo grau, Fernand Nicolas Calment. Em certa ocasião, ambos comeram uma torta de cerejas venenosas, mas apenas seu marido morreu, e ela sobreviveu.

Tinha um estilo de vida bastante ativo, praticando diversas atividades quando jovem como tênis, patinagem e natação, praticando esgrima aos 85 anos e andando de bicicleta até os 100 anos. Atribuía o segredo da sua saúde ao azeite de oliva utilizado nos seus alimentos, à dieta do vinho do porto, e, acredite se quiser: quase 1 quilo de chocolate por semana! Manteve-se lúcida até o fim de sua vida, fazendo contas de cabeça e repetindo sequências de nomes e números.

Disse ela certa vez: “Sorrir sempre. Creio que essa seja a causa da minha longevidade. Se não há nada que você possa fazer sobre algo, não se preocupe por isso. (…) Nunca uso rímel porque dou risada até chorar com muita frequência. Enxergo mal e escuto mal e me sinto mal, mas isso tudo é uma bobagem. Acho que vou morrer de tanto rir.”

Uma história inspiradora, não é mesmo?

Restou alguma dúvida? Estamos à disposição para explicar e orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. Nos vemos no consultório.

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

14/03/2019