A Rinoplastia e suas variações

 

Foto: Reprodução

 

O primeiro procedimento de rinoplastia foi descrito na Índia no ano de 800 a.C.. No início, o seu objetivo era reconstruir narizes amputados como pena por crimes como furto e adultério.

Após séculos de evolução e aprimoramento, chegamos à técnica atual, e a Rinoplastia se transformou em um dos procedimentos cirúrgicos mais desejados.

Os tipos de rinoplastia irão variar de acordo com a necessidade de cada paciente. Diferentes objetivos e técnicas podem ser aplicadas. Confira abaixo alguns dos principais tipos:

Rinoplastia estética

 

A rinoplastia estética visa remodelar a anatomia do nariz, sendo a mais procurada pelos pacientes que normalmente sentem seus narizes desproporcionais ao rosto.

Subdivide-se em:
Redutora: tem como objetivo reduzir a largura, ponta ou o osso do dorso ou asas nasais.
Aumento: A cirurgia de rinoplastia de aumento poderá ser feita em casos como uma desproporção, quando o paciente apresenta alguma má formação nasal congênita, ou foi vítima de acidentes com perda de substância nasal. É realizada através de enxertos de cartilagem, ossos ou implantes de polímeros biocompatíveis;

Rinoplastia Funcional

 

Nessa modalidade de cirurgia, o objetivo é amenizar situações onde a estrutura anatômica do nariz pode dificultar a respiração e causar obstrução e congestão nasal, como o desvio de septo ou o mau posicionamento das cartilagens alares inferiores.

Rinoplastia Étnica

 

É uma rinoplastia com objetivos estéticos, porém leva esse nome por considerar os traços da etnia do paciente, buscando apenas suavizá-los sem que a pessoa perca a sua identidade. Muito comum em povos árabes e judeus, por exemplo.

Rinoplastia secundária

 

Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes que já se submeteram a uma cirurgia de nariz estética, porém não ficaram satisfeitos com o resultado final. Ela também pode ser feita caso o paciente comece a ter dificuldade de respiração devido à diminuição da via aérea nasal. É importante ressaltar que o paciente só poderá realizá-la um ano após a primeira rinoplastia.

Rinoplastia pós-traumática

 

Caso tenha ocorrido alguma lesão no nariz que tenha prejudicado ossos ou cartilagens, é necessário verificar se houve algum tipo de trauma mais profundo através de exame clínico e tomográfico. Caso tenha havido, essa modalidade de rinoplastia pode ser indicada para corrigir possíveis danos estruturais e melhorar o formato do nariz logo nas primeiras horas após o acidente.

Já fez algum procedimento no nariz? Conhece alguém que irá fazer ou já fez rinoplastia? Compartilhe este texto e tire suas dúvidas!

Estamos à disposição para explicar e orientar sobre o melhor procedimento para o seu caso. Nos vemos no consultório.

Compartilhe nas Mídias Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

25/04/2019